sexta-feira, 13 de maio de 2011

Livingstrong?!




Com certeza esse nome você nunca ouviu antes. Embora nos pareça familiar ele foi criado pela junção de dois sobrenomes famosos. James Strong e David Livingstone! Homens que em seu tempo fizeram a vontade de Deus e marcaram os seus dias.
Livingstone era um Missionário nascido na Escócia e Strong foi um teólogo americano. O primeiro foi explorador a mando da coroa britânica na África. Já o outro chegou a ser prefeito em sua cidade.

David amava o campo e James era apaixonado pelo ensino!

O missionário dedicou boa parte de sua vida a pregar aos nativos africanos enquanto explorava a imensidão do continente negro. O teólogo investiu 35 anos na compilação de um livro. Naquilo que se dedicaram são hoje conhecidos: o legado missionário de Livingstone e a Concordância Exaustiva de Strong!
Livingstone se formou em medicina e abraçou a causa missionária! Strong foi diplomado em Teologia Exegética e com esmero brindou o mundo com seus escritos. David enquanto esteve em solo africano ministrou a palavra sagrada com entusiasmo. James coordenou durante décadas, equipes de até 100 pesquisadores para a sua concordância. Um se aventurou nas selvas africanas e foi fiel ao Senhor. O outro sempre esteve em salas de aula e foi fiel ao Senhor.
O escocês desbravou, descobriu montanhas, lagos, foi aonde nenhum homem dito civilizado tinha ido. O americano catalogou todas as palavras hebraicas, aramaicas e gregas da Bíblia e lhes atribuiu um numero, para que, com sua concordância todos tivessem acesso aos originais sem necessariamente tê-los estudado.
Eles fizeram sua parte. Aquilo que lhes for proposto foi realizado! Suas obras são o estado da arte de Missões e Exegese.
David Livingstone morreu na África e os nativos arrancaram o seu coração e enterraram naquela terra que ele tanto amou. James Strong morreu e sua concordância não falta na mesa de teólogos no mundo inteiro.

Pablo Geovani

Um comentário:

  1. Bem vindo a blogosfera Pablo...

    Abs!!! Sem dúvida estes homens nos brindaram com sua passagem por esta terra!

    ResponderExcluir