segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Influência do Reino


Mateus 13:33 O Reino é tipificado como fermento diante da farinha. O pequeno face ao gigante, mas capaz de promover influência e transformação (levedar).
 
O evangelista Mateus registra no bloco das parábolas do reino, sete parábolas, sendo que seis falam sobre o Reino de Deus:

1 Semeador > Palavra

2 Joio > Reino dos Céus

3 Grão de mostarda > Reino dos Céus

4 Fermento > Reino dos Céus

5 Tesouro escondido > Reino dos Céus

6 Perola > Reino dos Céus

7 Rede > Reino dos Céus

O Reino mereceu uma atenção especial no ministério de Jesus. O Mestre ensinava tanto sobre o Reino, como falava sobre salvação.
Jesus deu preferência para as parábolas ao tratar sobre o Reino, Pois as pessoas simples entenderiam a mensagem sem maiores dificuldades, ao passo que os religiosos da época, preocupados com os códigos teológicos, iriam ignorar as verdades ensinadas por Jesus.

Marcos 1:1/15 Salvação e Reino foram as primeiras mensagens de Jesus

 
Tanto as expressões dos Céus como de Deus são válidas. O costume dos judeus de evitarem o nome de Deus para respeitá-lo é usado aqui. As expressões que o Novo Testamento usa são:

Basileia thou Theos Reino de Deus
Basileia Ouranos Reino dos Céus, aparece 33x na Bíblia

Basileia significa reino em grego, tem sua origem na palavra baino (caminhar) que vem de basis, que quer dizer pé.
O que aprendemos aqui: onde eu ponho os meus pés, ali se manifesta o Reino. Paulo em Romanos interpreta citação de Isaías que fala que os pés dos que anunciam o evangelho, são formosos. Em 3 oportunidades a bíblia fala em pés formosos, sempre relacionados a Igreja. Romanos 10:15 Cânticos 7:1 Isaías 52:7

As 3 medidas equivalem a 20-21 Kg. Uma grande quantidade de farinha para pouco fermento. Todas as vezes que a Bíblia fala figuradamente de fermento, é em sentido pejorativo. O Fermento dos fariseus e saduceus; Um pouco de fermento leveda toda a massa.

Lucas 17:21 O Reino está dentro de nós.


Pablo Geovani

Nenhum comentário:

Postar um comentário