segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bar Mitzvah


É uma conhecida celebração religiosa em Israel. O menino judeu ao atingir 13 anos mais um dia, passa a ser considerado responsável diante da Lei judaica, ele se torna um "filho do Mandamento", que traduzido é Bar Mitzvah. Nesta cerimônia o jovem lê publicamente a Torah, a parte da Bíblia Hebraica que nós cristãos chamamos Pentateuco. Me impressiona o fato de que o jovem judeu é tido como homem ao ler, diante de testemunhas, um trecho do Livro Sagrado!
Depois do Bar Mitzvah, o menino pode participar de todo o contexto social, cultural, ético e religioso de Israel. Ele atinge sua maioridade religiosa, estando apto para assitir na sinagoga. Durante a ministração os homens, incluindo o próprio menino que está sendo iniciado, usam a kippah, aquela touca característica que os judeus vestem no alto de suas cabeças. A kippah simboliza que Deus está acima dos homens, outra lição que precisamos assimilar.
Temos razões para crer que Jesus aos 13 anos celebrou o Bar Mitzvah. E isto com certeza ocoreu depois do incidente da páscoa em Jerusálem (Lucas 2:40-52). Torna-se ainda mais compreensível a admiração de todos com o menino que interpelava os doutores e mestres do judaísmo do primeiro século. Ele ainda não era considerado um homem segundo os padrões vigentes até hoje em Israel, mas fez a Sua diferença. Jesus, O Filho do Mandamento por Excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário