segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Evangelho do Gênesis!

Calma caro leitor [a], não precisa esfregar os olhos para ver se leu direito: é isso mesmo! Temos um evangelho em Gênesis.
Você deve estar perguntado: Mas no livro do Gênesis um evangelho?  Impossível!  Gênesis trata da criação dos céus e da terra, da vegetação, dos luminares e do homem.
O “Segredo”
 O nome em hebraico é algo profundo e revelador. No nome está implícito algumas verdades relacionadas ao caráter e a vida da pessoa. Poderia dar alguns exemplos: Nabal, que significa louco, néscio. Isaque, riso. Davi, amado. Salomão, pacífico.  Olhando a vida destes personagens bíblicos, veremos facetas e detalhes de suas vidas que estão relacionados [in] diretamente com o significado dos seus nomes.

Vamos atentar para a genealogia de Adão a Noé (Gn 5):
Adam –> Seth –> Enosh –> Kenan –> Mahalalel –>Yared –> Enoch –> Methuselah –> Lamech –> Noah

Nome  Significado
Adam Homem
Seth Apontado
Enosh Mortal
Kenan Aflição, Sofrimento
Mahalalel O Elohim Bendito
Yared Descerá
Enoch Ensinando, Ensinamento
Methuselah Sua morte trará
Lamech O Desesperado
Noah Conforto, Descanso

A frase formada é fascinante, impactante, brilhante:
“[Ao] Homem é Apontada Mortal Aflição, [Mas] o Elohim Bendito descerá Ensinando [que] sua Morte Trará ao Desesperado [O] Conforto, Descanso.

É por isso que a cultura judaica é fascinante. Há coisas que podemos até rejeitar, mas há outras, como esta pérola acima, que nos faz pensar e meditar quão profundo são os mistérios da Palavra de Deus.
Não é nada cabalístico!  Pense, estude, e tire suas próprias conclusões. Quem lê, entenda!

Autor: Sha’ul  Bentsion
Adaptado por: Pr Marcelo Oliveira.

Vi no site Davar Elohim do Pastor Marcelo Oliveira

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Comendo no escuro


Dia desses vi uma reportagem sobre um restaurante onde todas as refeições eram servidas no escuro. Isso mesmo, todos os clientes comiam sem luz alguma. Como se estivem vendados, eles degustavam o requintado cardápio da casa. Ao ser questionado sobre a extravagante maneira de servir do restaurante, que, aliás, tinha enorme procura, o proprietário disse que ao se alimentarem sem enxergar a comida, as pessoas podem apreciar melhor o sabor dos alimentos.
A ciência diz que 90% das informações que temos são fornecidas pela visão! Ou seja, somente 10% das nossas descobertas e experiências passam pelos outros sentidos.
Trazendo isto para o campo da teologia, gostaria de fazer menção daqueles não poucos pregadores que nos mandam fechar os olhos. Todos nós os conhecemos! No auge de suas prédicas nos mandarem fechar os nossos olhos. O mesmo fazem nossos irmãos músicos ao ministrarem diante da congregação. O que desejam eles com tal pedido? Será que não querem que vejamos algo que requeira nossa atenção?
Quando fechamos nossos olhos diante do Senhor, estamos nos desprendendo de 90% do ambiente físico onde estivermos. Com os olhos fechados resta muito pouco para interferir em nossa intimidade com Ele! Na presença Divina vale a pena se alimentar no escuro.